www.EnsinoDominical.com - o blog da ebd

Vivendo sem medo - Ev. Isaias de Jesus

Posted: 18 Jul 2008 07:46 PM CDT

Ev. Isaias de Jesus
http://rxisaias.blogspot.com/

MEDO, FECHA ESSA PORTA
INTRODUÇÃO

Por que as pessoas sofrem? Qual o enigma do sofrimento? Como explicar casos em que pessoas que gozam saúde e têm boa condição financeira vivam sofrendo?

Tenho pregado para verdadeiras multidões e a experiência tem me mostrado que ricos e pobres; religiosos e ateus; cultos e incultos; pessoas doentes e sadias, em qualquer parte do mundo, estão procurando uma solução para o problema do sofrimento.
Não podemos comparar o sofrimento a uma doença ou a uma dor. Também não é a ausência de uni ser amado, ou uma aflição, ou tribulação, ou mesmo uma pressão. Estas coisas podem levar uma pessoa a sofrer, entretanto não são em essência o sofrimento.
Sofrimento é um mal que oprime o corpo e o espírito. E padecimento, é amargura, é algo que vem de dentro do homem - um estado de alma! Há pessoas que não possuem nenhum mal físico e sofrem. Talvez o leitor seja uma dessas pessoas ou conheça alguém assim.

Medo: Feche Esta Porta

Conheci uma senhora que vivia chorando diariamente. Tinha um semblante sempre triste e era possuída de grande amargura. Tinha medo da morte, e não lhe saía da mente a idéia de morrer. Sofria por isso…
Há alguma coisa que seja responsável pelo sofrimento? Quais os passos a serem seguidos para que possamos nos livrar deste mal? Essas e outras perguntas têm sido feitas pelos homens no decorrer dos séculos. Procuraremos esclarecer ao amado leitor, através deste pequeno opúsculo, o problema do sofrimento. Há uma causa para tudo o que existe, e fica mais fácil resolver os problemas, quando lhes conhecemos as causas. Assim, tenho a certeza de que todos os que lerem esta mensagem com interesse sincero, estarão aptos a encontrar a solução para todos os seus problemas, pois não só estamos mostrando a causa, como também indicamos o verdadeiro remédio para tão sério mal que aflige a humanidade.

1- MEDO - A CAUSA

Eu creio que o medo ou o temor é a causa principal do "porquê" muita gente anda sofrendo. Realmente o temor tem levado milhares de criaturas a serem escravizadas pelos espíritos, pela miséria, pelas doenças e enfermidades.
Embora pareça um paradoxo, ter medo significa crer. Mas crer de maneira errada.
Ter fé tem o mesmo significado, ou seja, crer, porém, de maneira certa.

Medo e Fé São Dois Modos de Crer Opostos Entre Si

A Palavra de Deus nos fala de modo claro sobre a causa do povo do Senhor sofrer e ser destruído: O meu POVO foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Os 4.6).
Muitos são os que temem, porque não têm conhecimento da Verdade; e esse temor provoca as mais terríveis e demoníacas manifestações e perturbações.
Há pessoas que vivem diariamente com medo. Para elas tudo é motivo de temor.
Se aparece uma queimação no estômago, pensam imediatamente que é sintoma de úlcera. Esse pensamento afeta-lhes o espírito de tal forma, que admitem mesmo a possibilidade de estarem sofrendo de úlcera.
Pela impressão, são conduzidas ao pavor; e daí vem o temor, o qual inundando os seus corações faz com que confessem que já são portadores deste mal e, em conseqüência, criam condições para que o inimigo consiga realizar o seu intento - materializando a dita úlcera, que poderá ser até constatada através de exames médicos. Conclui-se, então, que tais pessoas entram numa ciranda maligna, a qual não somente atrai a temida úlcera, mas proporciona meios para que ela venha existir.

Talvez você pergunte: "Só o pensamento é capaz de produzir úlcera?"
Ora, quem melhor nos pode informar sobre o assunto são os entendidos em medicina. Dizem eles que o suco gástrico é estimulado pelo sistema nervoso através do nervo chamado vago. Quando a pessoa fica tensa, preocupada, o sistema nervoso trabalha mais e, assim procedendo, aumenta a produção de ácido. A quantidade exagerada de ácido vai abrir um buraco no estômago. Este buraco é úlcera.
Existem outras pessoas que, ao notar o aparecimento de um caroço ou verruga em alguma parte do corpo, pensam logo que é sinal de câncer. Amedrontadas pela simples imaginação, oferecem oportunidade para que realmente a temível enfermidade surja. São impelidas pelo medo antecipado a transformar a simples hipótese em realidade.

Não é exagero afirmar que muitas vezes a doença está a 5.000 km de distância e certas pessoas já estão se considerando vitimas; metem-se debaixo do cobertor, tremendo de frio, quase sem poder falar, esperando que o mal não se desvie de sua trajetória. Mesmo sabendo o sofrimento por que passarão, aguardam o seu encontro rapidamente e pacientemente.
Grande seria a lista de exemplos que poderiam ser citados, fosse esse o nosso desejo.

O Medo é do Diabo

O medo, conforme já se afirmou é a maneira errada de crer. Em outras palavras, é crer naquilo que o diabo apresenta para escravizar as pessoas desprovidas do conhecimento da verdade.
Creio mesmo que o medo é uma porta bem larga e alta que o diabo mantém aberta para entrar na vida do povo que, não tendo o conhecimento do que é crer de maneira certa, aceita a sugestão de Satanás.
Essa porta torna-se a arma poderosa para o diabo levar a cabo seu perverso intento, que
é escravizar e destruir o ser humano. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir… (Jo 10.10).

Uma das ações do inimigo é rodear a terra, sondando as vidas.
E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela (Jó 2.1,2).

Tão logo fique ciente da sua situação, talvez, através de palavras proferidas por você mesmo, aproveita a oportunidade - a porta aberta, que é o medo e entra para derrotá-lo.

Podemos afirmar que nada acontece por acaso. Atrás de todas as desgraças e sofrimentos, está a mão do inimigo.
Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu vôo, assim a maldição sem causa não virá (Pv 26.2).
Vemos assim que para o mi r sucesso nos seus intentos, é necessário que nós lhe abramos a porta, ou seja: que aceitemos a sua sugestão - o medo, e que o confessemos.
Confessar o medo é assinar o nosso fracasso. Quando confessamos o que o diabo está nos ameaçando fazer, estamos, em outras palavras, negando a Palavra de Deus, a qual nos afirma que em todas as situações, o Senhor é por nós. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça (Is 41.10).

2 = AMEAÇA INSTRUMENTO DO MEDO

Até agora foi apresentado o temor à doença, aparentemente natural, mas que é pelo maligno infundido na mente das pessoas.
Mas não é só esse o meio empregado para acionar sua perigosa arma - o medo, que é a grande porta de entrada. Vale-se também da ameaça. Eis um exemplo mais comum:
Inúmeras pessoas já reconheceram que a feitiçaria é obra diabólica, no entanto, ante a ameaça do "guia" de quebrar-lhes a perna, matar-lhes o filho, caso o abandone, permanecem nessa atividade como escravos de Satanás e seus terríveis demônios.

Também pessoas são usadas como instrumentos para lançar o medo. É certa tal afirmação, porque muitos indivíduos vêm pedir ajuda para a solução de problemas sérios. Indagando sobre o caso que os aflige, a resposta quase invariavelmente é esta: "Fulano disse que vai fazer um trabalho de macumba jura mim; e sei que serei atingido!"
Veja que a pessoa apenas ouviu falar que um trabalho ainda vai ser feito lá nos cafundós do inferno, ou melhor, existe apenas uma ameaça, e o infeliz já está sentindo as reações infernais.

É, Oséias, você foi feliz quando disse inspirado por Deus: O meu povo foi destruído, por que lhe faltou o conhecimento.
Sim, é a falta de conhecimento da verdade, da nossa posição em Jesus diante de Deus, que faz com que muita gente sofra.
O homem foi criado para ter vida feliz, para dominar, e afinal, é dominado até pelo ligeiro pensamento de derrota, fracasso ou de possível ataque do mal.

Não há dúvida de que existem pessoas boas, honestas, retas, íntegras, tementes a Deus, dizimistas e até membros de Igreja, que não sabem a razão do seu sofrimento. E para estas pessoas que estou editando esta mensagem.
Insisto em afirmar: creio que muitos estão sofrendo pelo modo em que crêem.

Alguém pode perguntar: Então, o cristão não tem que sofrer mal algum? Somos especiais? Onde está escrito na Bíblia que podemos viver livre do mal?
Eu respondo: Em toda a Bíblia.

Para que você se aqueça um pouco nas afirmações da Palavra de Deus sobre a nossa libertação do império do sofrimento, vou transcrever aqui algumas citações bíblicas
Quem guarda o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo (Ec 8.5).

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido (SI 91.7).

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda (Sl 91.10).

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.13).

Sabendo que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (1 Jo 5.18).

3 = JÓ UM EXEMPLO

Na Bíblia - encontramos a história de Jó. Homem reto, íntegro e temente a Deus. Diz a Escritura que Jó era o homem mais importante de todo o Oriente. Era próspero, tinha saúde; enfim, ninguém se igualava a ele, de modo que você poderia olhar e dizer: "aí está um homem que Deus cobriu com um manto de bênçãos."
Jó cria que seu sucesso vinha de Deus, que o vento estava soprando a seu favor, no que estava certo; e que, soprando, o vento trazia-lhe saúde, prosperidade, em suma, todas as bênçãos que estava recebendo e desfrutando.

Certo dia, porém, num abrir e fechar de olhos, da noite para o dia a Bíblia diz: Saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó duma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça (Jó 2.7).

De uma hora para outra, ficou todo o seu corpo como se fosse uma só ferida. Então, coberto de chagas, saiu de casa, assentou-se num monte de cinzas, passando a esfregá-las no corpo, tentando aplacar a dor; e com cacos de telha se raspava, removendo a carne já apodrecida pela enfermidade.

Sua mulher, ao ver a situação terrível em que ele se encontrava, aconselhou-o: "Ainda mantém a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre." Respondeu-lhe Jó: "você fala como qualquer doida falaria!"

Jó, por que você passou por esse sofrimento
Pergunta honesta que ele próprio fazia, e muitos de nós a temos feito.
Quantos dizem: "Mas não é possível… Não roubo, não adultero, não minto; sou cristão, levo vida reta, justa e íntegra. Por que está acontecendo isso comigo? O que fiz para merecer tanto?"

Poderíamos ainda perguntar por que Deus, que é amor, permitiu que Jó passasse por tão grande sofrimento?
Pergunta difícil de ser respondida. Nem Jó tinha condições de responder, pois ele mesmo indagava a razão.

Antes de ser visitado pelo mal, jovens e anciãos o procuravam para se ilustrar com a sua sabedoria. Todos viam-no como o abençoado de Deus.
Chegados os maus dias, como ia acontecer, os jovens e os anciãos fugiram da sua presença; talvez pelo mau odor exalado de suas chagas.
Jó não tinha mais amigos. Ninguém se aproximava dele. Jó que era tido como exemplo, tornou-se desprezado. Antes era louvado, pela sua retidão, e depois olhado como um desgraçado. Já não mais servia de exemplo!

Num determinado dia, três sábios, seus velhos amigos, foram visitá-lo. Tão grande era o seu sofrimento, que se assentaram de longe. Começaram a interrogar sobre a razão do estado de miséria e dor em que se encontrava. Jó respondia a todas as perguntas com sinceridade; e, quando os amigos tentavam insinua-lo a admitir alguma culpa como causa de seu sofrimento, ele os repelia com toda convicção, afirmando que nada do que estava sendo acusado praticara. Contendeu com seus amigos pela fé.

Mas por que Jó, afinal, você sofreu tinto ao ponto de dar oportunidade ao aparecimento da expressão muito usada "Paciência de Jó"?
Assentado lá nas cinzas, ele fez exame introspectivo. Agora, olhando para dentro de si, descobriu a razão.

Medo de Jó

É que ele cria que o vento de Deus estava soprando a seu favor, mas temeu que houvesse inversão e voltasse a soprar ao contrário. Temeu que não fosse Deus suficientemente forte para o proteger e que, sendo atingido pelo mal, acabaria na desgraça. E justamente assim aconteceu.

Foi o próprio Jó quem declarou: Porque o que eu temia me veio; e o que receava me aconteceu (Jó 3.25)

Ah! Jó, porque você não fez de Deus seu lugar de abrigo e refúgio; por que não buscou sua proteção que lhe serviria de escudo e fortaleza para defender-se de tão grande mal?

Você atendeu o temor no seu coração em lugar da confiança no Senhor Deus.

Você não sabia que o medo é a semente que o diabo planta no coração para derrotar aquela vida, assim como a fé é a semente que Deus planta no coração para abençoar uma vida? Jó, por que você temeu?

Jó Não Tinha Conhecimento Que Temer É Crer, Mas Crer de Maneira Errada

Cria que o mal o pegaria, e de fato foi por ele alcançado. Com seu pensamento criou condições para o mal aparecer. O temor foi a porta ampla pela qual o diabo penetrou na vida de Jó.

Afirmam as Escrituras que Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará… Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa… Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda (Sl 91.1-3,7,10).

Se Jó tivesse feito de Deus a sua proteção, o seu auxilio, sua história poderia ter sido outra bem diferente.
Precisamos dizer do Senhor aquilo que Ele diz de si próprio, ou seja; concordar com Ele, quando disse por nós: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (SI 46.1).

Ele só será para nós aquilo que O fizermos ser. Não adianta mostrar exteriormente que cremos nEle, que a nossa confiança está nEle, se dentro de nós reina o temor e o medo.
Como já disse o temor ou o medo é uma semente que o diabo planta no nosso coração, e, se não for expulsa, certamente produzirá segundo a sua espécie.

Enquanto você diz de boca para fora que crê em Deus, que confia nEle e que absolutamente nenhum mal o dominará, mas dentro do seu coração, você carrega o medo de que haja uma possibilidade de o inimigo vencer e dominá-lo, pode estar certo de que isso acontecerá; pois, você agindo assim, está deixando uma porta aberta para que ele entre e faça a sua obra.

Entenda bem, você pode expulsar o diabo da sua vida, pode exigir que ele saia de todos os seus caminhos, mas se você não tirou o medo do seu coração, ele sabe que você irá mais cedo ou mais tarde assumir a derrota.

E que ele sabe que a semente plantada no seu espírito está agindo segundo a missão que
ele a destinou.
Você diz para todos que está livre do inimigo, que nada o dominará, e o;diabo fica sorrindo, pois ele sabe que o filhote dele ainda não foi expulso, e que, portanto, você será derrotado.

A Arma de Jesus

Até aqui você tomou conhecimento da porta larga e alta - o medo - usada pelo diabo, tendo ao mesmo tempo recebido orientação sobre o refúgio e fortaleza colocados a sua,
disposição. Agora irá conhecer a arma usada por Jesus.

A Bíblia assim diz: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre (Ap 3.7).

Quem tem mais poder? É a porta ou a chave? É certo que é a chave que domina a porta.
Se você quer obter uma cópia dessa chave para fechar todas as portas, a fim de que o diabo não penetre na sua vida, siga comigo na leitura desta mensagem.

4 = AUTORIDADE A CHAVE CONTRA O MEDO

Eu creio que uma das passagens mais importantes da Bíblia, se é que se pode classificar alguma como de menor importância, é a que se encontra em Lucas 10.19: Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano. Nesse trecho há uma palavra que expressa algo muito interessante, que todos, sem exceção, desejam possuir e que nesta passagem, pode ser considerada "chave". Trata-se da palavra "autoridade".

Até a criança procura exercer autoridade sobre outra menor; o chefe de família quer e deve ter certa autoridade em sua casa; a mãe de família necessita manter autoridade sobre seus filhos, se quer vê-los obedientes; os governantes necessitam de autoridade, que varia de acordo com seu grau de hierarquia. Enfim, a autoridade é desejada por todos. Mas neste versículo ela se reveste de força especial, dada a sua finalidade e procedência. Emanou da maior e suprema hierarquia em autoridade, uma vez que foi delegada por. Jesus Cristo, que afirmou: "É me dado todo poder no céu e na terra" (Mt 28.18).

Observe bem que estas palavras encerram grande poder e domínio.

Note a locução adverbial com que se iniciou a outorga dessa autoridade - "eis que". Nestas duas palavrinhas está contida grande advertência.
Jesus Cristo quis dizer: "Vejam, olhem bem, reparem, prestem atenção, acordem; vejam a posição que vos dou!"

Ciente dessa transmissão, você não pode mais olvidar a autoridade que Jesus Cristo lhe confiou. Pare um pouco e medite na dimensão da autoridade que lhe foi concedida. Não se pode medir, mas basta saber que é toda e para que fim. Isso está explícito no versículo 19 do capítulo 10 de Lucas.

Com essa autoridade você pode pisar serpentes e escorpiões. Na linguagem bíblica, essas duas palavras representam forças e são usadas para identificar os piores demônios.

Você que lê, extraia desta mensagem a recomendação de Jesus: meu povo observe não se esqueça de que já lhe dei autoridade. Você já possui poder para pisardes serpentes e escorpiões.
Esta autoridade foi dada a todo cristão, entretanto, muitos filhos de Deus não assumem a posição concedida por Cristo, e em conseqüência, sofrem o desafio e as investidas dos terríveis inimigos - os demônios.

CRÊ SOMENTE

Creia caro leitor: nada, nada, absolutamente nada, vai nos causar dano algum. Nenhum sofrimento, nenhuma flecha ou dardo lançados pelo inimigo tios atingirão, segundo a palavra de Jesus.

Ora, se assim não é, Jesus foi o maior mentiroso que o mundo já conheceu, e absurdo será atribuir tal qualificação ao Filho de Deus. Ele é a verdade e n'Ele não há sombra de variação. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar = (Lc 21.33).

Por esta declaração, podemos investir-nos contra todos os poderes - das trevas, sabendo que temos autoridade sobre eles, não só para os expulsar, mas também para pisá-los, certos de que nada absolutamente nos causará dano algum. Louvado seja Deus!

Mas alguém poderá argumentar, dizendo:

Conheço certa pessoa que dizia ser guardada por Deus e durante certa provação da 1, sucumbiu. Eu também conheço várias que sucumbiram. Pregavam a santificação e viviam no pecado, pregavam uma vida próspera e viviam na miséria. Tudo isto é questão de crer.

Jó também era um pregador da justiça, mas cometia a injustiça de acreditar que Deus não era suficientemente forte para o guardar - ele temia que o mal o atacasse, e assim foi.

Se a Palavra de Deus não foro Senhor da sua vida, se Ela não ocupar todo o seu ser, haverá um espaço - uma porta para o inimigo e, através desta abertura, ele conseguirá dominá-lo e derrotá-lo.

Aprenda bem a sua posição em Cristo, descubra- a autoridade que os filhos de Deus têm nEle e coloque no seu coração as pa1avr pronunciadas por Jesus a seu respeito. Algumas delas lhe estão sendo reveladas através desta mensagem. Elas são armas em su mãos. Todas elas estão na sua Bíblia.

Saiba que Deus não nos criou para servimos de "peteca" para o diabo.

Criou-nos para sermos dominadores, fortes e corajosos, colocando ao nosso dispor a autoridade, a poderosa arma contra o diabo, Aleluia!

Levante-se agora pela fé e deixe o medo e o desespero. Assuma a sua posição de Filho de Deus, e comece a viver vitoriosamente. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Co 5.17).

O fracasso, o medo, a covardia são coisas do passado. A doença e os demônios não podem prendê-lo mais. Grande é a sua libertação! O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor (Lc 4. 18,19); Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32).

Lembre-se agora do que disse Oséias: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento (Os 4.6).

A partir deste instante, você não pode mais alegar falta de conhecimento.
Declara ainda a Bíblia que, se você agir por fé,o diabo fugirá de você (Tg 4.7). Mesmo que ele tente, mal nenhum lhe sucederá (SI 91.10).

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar (Lc 21.33).

Amigo não temas, crê somente: Se tu poder crer, tudo é possível ao que crê (Mc 9.23); Como creste te seja feito (Mt 8.13).
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna (Jo 3.36). Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou (Gl 5.1).

CONCLUSÃO

O medo é a causa do sofrimento - uma terrível arma usada por Satanás para intimidar os cristãos. Muitos crêem de maneira errada - por isso tem medo.
A poderosa arma de Deus para vencermos o medo é a suprem a autoridade que nos foi outorgada por Jesus Cristo, o Filho de Deus, por ocasião da sua ressurreição.

Creia amigo leitor que você também foi investido da autoridade de Jesus. Basta que creia nisso para recebê-la. A morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário, sua vitória sobre Satanás, sua ressurreição e a promessa de poder, autoridade para os seus discípulos, engloba também a sua vida!

O diabo e todos os demônios jã estão vencidos! São espíritos derrotados destinados ao suplício eterno. Ainda não chegou o momento de serem lançados no lago de fogo e, enquanto isso não acontece, estão por aí enganando os homens. Aproveitam-se do medo que infundem às pessoas para dominá-las, escravizá-las. Mas, felizmente, aqueles que tomam conhecimento da verdade divina acerca destes seres, e da autoridade de Jesus sobre eles, não somente se libertam, mas também passam a ajudar àqueles que estão imbuídos dessa tão sublime tarefa.

Não aceite nenhum sofrimento. Creia, caminhe com Jesus; seja vitorioso…

Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano. Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e, sim, porque os vossos nomes estão arrolados nos céus (Lc 10.19).

Quando tiver certeza de que os demônios estão submetendo-se a você, também terá a certeza de que o seu nome está escrito nos céus. Se o seu nome estiver escrito nos céus, os demônios o obedecerão quando você os ordenar em o Nome de Jesus.

Agora é o momento mais propício para você ir a Deus. Se você ainda não é salvo, entregue-se ao Senhor Deus, aceitando a Jesus como o seu Salvador. Se você já é salvo, assuma a sua posição em Cristo Jesus:

E nos ressuscitou juntamente com e te e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus (Ef 2.6).

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados - MS

Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)

3° Trimestre 2008 - Tema: 3º Lição Vivendo sem Medo

Bibliografia:- Editora Graça

Vivendo sem medo - Pr. Adilson Guilhermel

Posted: 18 Jul 2008 07:42 PM CDT

Lição 3 – 20/07/2008

Texto Bíblico: I Jo 4.18a Na caridade, não há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor

EVITE OS TEMORES PARA QUE NÃO VIREM MEDO

1. NO AMOR DIVINO ESTA A PLENITUDE DA CONFIANÇA

* Busque se comunicar com Deus – Jr 29.13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
* Busque se relacionar com Deus – I Jo 1.6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
* Busque se desabafar com Deus – Is 59.1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

2. NO AMOR DIVINO ESTA A VINCULAÇÃO DA COMUNHÃO

* O Senhor é presente em nossas vidas – Sl 22.24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.
* O Senhor é benfeitor em nossas vidas – Hb 13.6 E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
* O Senhor é protetor em nossas vidas – Sl 27.1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?

3. NO AMOR DIVINO ESTA A SERENIDADE DA PROTEÇÃO

* Não deixara os retrocessos nos abater – 2 Co 4.9 Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
* Não deixara os sofrimentos nos abalar – Sl 55.22 Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
* Não deixara as humilhações nos recuar – Sl 40.17 Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Elaborado pelo Pr Adilson Guilhermel

www.pastorguilhermel.com.br

Vivendo sem medo - Pr. Osiel Varela

Posted: 18 Jul 2008 07:41 PM CDT

Pr. Osiel Varela

TEXTO ÁUREO:

I JO. 4.18 a: NA CARIDADE, NÃO HÁ TEMOR; ANTES, A PERFEITA CARIDADE LANÇA FORA O TEMOR.

"O medo é um dos sintomas mais relevantes demonstrados pelo homem, nos dias de hoje. Muito embora, a sua presença tenha nascido junto com o pecado de Adão e Eva, no Éden." O Editor.

O trompete soa ao longe…As tropas alinham-se, os arqueiros preparam as flechas…a batalha vai começar.O medo apodera-se de muitos…As faces espelham o terror, espelham a dor e o medo de morrer, o medo de perder o que de mais importante têm.O céu torna-se agora sombrio…
Um manto negro cobre o azul celeste…a escuridão apodera-se do mundo.

A situação dos nossos dias:

Estamos vivendo um momento de desconstrução e esgarçamento do tecido social. Este estado, além de atingir aos sem fé, está atingindo a própria vida da Igreja.

Crentes sem conhecimento do que é a sua fé e com falta de convicção da sua vida com Cristo, vivem quase em romaria em saber o que lhes acontecerá nos dias a vir, desconhecendo o que disse Jesus: "basta a cada dia o seu mal".

O Medo como componente do ambiente social:

Quando era menino, andava nas ruas de minha cidade, a qualquer hora do dia ou da noite, principalmente a noite, quando vínhamos, num grupo de irmãos e seus filhos, à frente correndo pelas calçadas do bairro até chegar em casa, entre eles, eu, e ao longo do trajeto, o grupo ia se reduzindo, até a minha família, ser a última a seguir sozinha, pela noite, mas, sem nenhum temor, esta é a minha imagem daquela época.

Outras vezes, seguíamos por ruas de terra, e entre o negrume da noite até uma pequena igreja localizada junto a um cerrado de árvores, onde se realizavam as reuniões de vigília, chegávamos lá por volta das 21:00 hs e saíamos em grupos por volta das 4:00 hs da madrugada, do dia seguinte, cheios de sono, nós as crianças e os adultos cheios de poder, e muita das vezes, nós as crianças que já tínhamos entendimento, saímos também, cheios do poder de Deus.

Descrevo estas situações para sem exemplificar a total diferença de comportamento da sociedade de minha infância e a sociedade dos dias de hoje, em que o medo tomou conta de todos.

Os medos que nos atingiram neste século:

O homem deste século se deparou com novos e graves problemas, muitos criados por ele mesmo, outros pela extrema corrupção de nossos dias, que enchem o cálice da ira de Deus.

De nada adianta recearmos ou ficarmos atemorizados com questões como a nova versão do vírus da gripe das aves, que é fatal e contagioso para o ser humano.

De nada nos adianta ficar em pânico pelo risco da pandemia da gripe aviária ou da febre amarela ou da SIDA.

Se para umas doenças o homem consegue achar a cura, outras tantas se alastram sem cura, câncer e outras que surgem lá no mais remoto ponto do mundo e se espalha com velocidade da Internet.

Resta-nos confiar em Deus.

Devemos viver biblicamente, cada dia de sua vez!

Mas, estas ameaças que pairam no ar, nos fazem pensar no mais importante da vida:

Amar, sorrir, rir, brincar, abraçar, beijar, perdoar, reconciliar, dar e ajudar, compreender e não julgar.

Somos todos iguais.

Feitos da mesma "massa", sujeitos aos mesmos perigos e paixões, anseios e desilusões.

Que possamos usar estes flagelos, que nos causam medo, para refletir sobre o que é importante na vida!

Sobre o que é viver sem Cristo e com Cristo!

Medos:

As situações descritas acima, servem para demonstrar o medo entre a sociedade em relação a crimes, roubos, seqüestros, doenças epidemias, e outras manchetes de jornais nas páginas policiais.

Mas, a questão do medo pode ser também encontrada em outras situações da vida do homem, seja cristão ou descrente.

MEDO:

Um exemplo simples, de medo, que todos conhecem, mas pode ser medo para uns e não para todos:

Supondo alguém que tenha medo de baratas, pois sabemos baratas fazem parte dos temores conscientes e inconscientes de muita gente; mas também sabemos que em determinadas culturas, pessoas idolatram a barata como objetos de fetiches, enquanto outros, a tem como uma fina iguaria em sua culinária. E assim podemos perguntar; por que a barata não assusta a todos? Porque o medo natural é vivenciado por temores pessoais. Tenho um irmão que já foi pára-quedista do Exército e saltou e deu treinamento, mas, tem medo de dirigir automóveis, tem uma causa por detrás deste medo (ele vai me ligar, depois desta…).

"Não existe medo sem causa, assim, a causa do medo já é o próprio medo."

Mas o que é o medo afinal de contas, um estado emocional, um mecanismo de origem natural do qual foram dotados todos os seres vivos, ou algo exclusivamente humano?

Ter medo é uma condição essencialmente racional e emocional, pois só podemos temer aquilo que conscientemente seja capaz de nos fazer algum tipo de mal, algo conhecido. Sabemos o que sentimos quando a sensação de medo toma conta de nós, e é quase certo que também sabemos o porque, pois não podemos imaginar um receio sem motivo. Uma coisa é certa, como não existe medo sem causa, a causa de qualquer medo é o próprio medo.

Que temos inúmeros receios todos sabemos afinal, isso é algo comum, todos têm seus próprios temores. São temores pessoais, coletivos, inconscientes, e há um sem fim número de qualificações e explicações para todos os nossos medos. Mas saber as causas dos nossos receios, novos e velhos, não resolve o problema do medo, não elimina, nem erradica a condição medo do nosso ser. Fácil é enumerar nossos receios e temores, os receios dos nossos amigos, os receios de toda humanidade, mas o simples fato de enumerá-los não significa que os estamos transcendendo.

Autora: Anne Marie Lucille-

Prefiro apontar os medos relativos a questões que envolvem o homem no seu relacionamento com Deus, adotando a mesma postura quanto ao desconhecimento científico e acadêmico desta vertente produtora de Doenças.

Segundo os especialistas há uma causa ou coisa através da qual o medo se manifesta em nós, que não é propriamente o estado medo, e sim apenas uma causa que o desperta. O objeto causador do medo, não é o medo, mas a causa, o veículo através do qual o medo se apossará de nós. Através desse objeto, ele irá emergir das profundezas homem.

Como descrevemos acima, então esta causa que não pode ser estudada pelos homens e foi transferida como uma carga hereditária adâmica que esta instalada em todos os homens.

O homem nasceu para dominar toda e qualquer situação no seio da criação de Deus, isto implicava em autoridade sobre tudo que Deus criou.

Para tanto, Deus nomeia o homem como dominador, o que implica em essência, a ausência de medo de qualquer elemento que ele vislumbrasse, durante aquele estado de total inocência, em que foi criado. Este estado de bem-estar, que pressupõe a ausência de doença, era o único estado conhecido do homem, nem morte, nem doenças lhes eram conhecidos.

Esse princípio da geração dos homens era prazeroso, mormente pelo contato direto com Deus, na viração do dia. Este prazer foi conscurpado pelo evento edênico entre Eva e a serpente. Pois, à partir, deste momento, o pecado atinge o homem e este passa a ser escravo do pecado por esta porta aberta, no coração do homem e o pega sem a cobertura divina que afasta todo o medo.

Veja a expressão do homem para Deus, durante estes acontecimentos:

Gn.3.7.ss: Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.

Medo natural da Criação:

Como já dissemos, ao homem foi dada autoridade para dominar a Criação, mas o medo do desconhecido tornou-se uma coisa notória na vida humana, pelos motivos aqui preconizados.

Até mesmo aquilo que Deus criou para abençoar o homem, como os ventos que nos trazem o frescor e a conduzem a chuva em sua andança pelos quatro cantos do mundo, para que a terra frutifique, o mar que nos da alimento para muitos em toda a terra e serve de trabalho para muitos de nós, desperta com sua braveza o medo daquilo que o homem já não pode controlar.Só um homem, chamado Jesus pôde vencer este medo que há em nós em relação as forças da criação.

Mt. 8. 26: Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.

Mas, até a autoridade de Jesus sobre a sua Criação trouxe temor ou medo aos seus discípulos, que vivenciavam todos os dias milagres após milagres.

Mc.4.41: Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Mt.14. 26: Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo.

Isto representa para nós que até os milagres, ou ação de Jesus sobre a sua Criação, ou o que Deus faz em nossa vida pode se transformar em medo, medo daquilo que nos é sobrenatural.

O Medo e A Escolha:

Deus concedeu o livre-arbítrio ao homem e por este atributo personalístico, o homem fez uma má escolha, preferiu ouvir a voz da serpente a obedecer a voz de Deus.

O ato da escolha já gerou um conflito no homem:

Obedecer a Deus ou ouvir a voz da serpente?

Portanto a escolha que cria feridas no coração do homem pode transformar, o próprio ato da escolha em medo, tais como:

Escolher que caminho tomar;

Escolher uma profissão em plena adolescência;

Escolher um marido;

Escolher uma esposa;

Escolher a quem adorar: "Escolhei hoje a quem sirvais…"

Escolher se afastar de Deus;

Escolher aproximar-se de Deus;

Escolher entre os prazeres do mundo e uma vida com Deus, e aí voltamos a inicial.

Escolho porque tenho as opções, escolho porque sou livre para fazer o que quiser;

Escolho porque desejo para mim o melhor dentre os disponíveis.

Desejo enfim, garantia de satisfação.

Homem vive numa busca de garantias daquilo que escolhe:

Diz um especialista:

"Se todos estados emocionais do homem demandam um motivo para existir, estes motivos foram criados pelo próprio homem."

Se a profissão vai lhe dar segurança.

Se a quem serve como deus lhe dará segurança de vida eterna.

Tudo quanto o homem tem que decidir pode gerar a insegurança, gerar o medo.

Medo de não conseguir, o que ainda não temos.

Medo de não ser aquilo que ainda não somos.

Se buscamos garantia em alguma coisa, é porque há a possibilidade de que aquilo não se concretize, ou não perdure o tempo que julgamos necessário à nossa plenitude.

Vencendo o medo em Cristo:

I Jo.5.14:E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

A Bíblia nos fala da Plenitude de Deus, e onde podemos encontrá-la e nos enchermos da mesma até alcançarmos a estatura plena de Cristo.

Ef. 3. 19: e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.

Ef. 4. 13: até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;

A plenitude de vida em Cristo nos transmitida por sua própria ordem:

Tudo o que pedirdes em meu nome recebereis!

É uma virtude transformadora da mentalidade, deixamos de pensar como terrenos e discernimos tudo como espirituais, e como espirituais, desprezamos e vencemos todo o medo.

Porque a plenitude do amor [No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.] é uma arma contra o medo?

Pois temos os nossos corações animados, há um só Espírito agindo em nós; e unidos em Deus nós somos mais que vencedores, por aquele que nos amou: Jesus Cristo!

Cl.2.1.ss: Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa; para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Um homem que atinge este estágio em sua vida espiritual pode ultrapassar todos os medos da vida moderna e deste século.

Seja o medo de perder.

Seja o medo de sofrer.

Seja o medo da concorrência em todos os setores da vida:

Profissional, física, espiritual ou na Vida Ministerial.

Jamais claudicará em pensamentos de timidez ou medo.

Ele vive na plenitude de Cristo e isto representa ser firmado em amor e o amor lança fora todo o medo!

A ótica do Mundo é: Ou você, se sujeita as condições, que ele impõe ou você será derrotado!

Mas, nada pode nos conter, com a pretensão de nos causar aprisionamento de mente ou espiritual, seja o que ocorre no Mundo seja o que ocorre em nossa vida secular ou espiritual.

Mas, graças a Deus que nos dá vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo que nos libertou todos os medos inclusive o mais terrível o medo da morte e da Eternidade.

Jo.5. 24: Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

Qual a tua escolha?

Se nos submetemos ao medo é que já nos tornamos escravos.

Nós já estamos livres de todo o temor por Cristo, se nos submetermos as sombras do medo, já não somos dignos de sermos servos de Deus e sim servos do medo.

A Lição dos versículos seguintes, é que nós temos que deixar fora todo o medo, que vem sobre nós ou ficaremos escravos do mesmo.

Rm.6.16: Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

Cl.2.8.ss: 8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade.

Resposta para estas posições, só pode ser encontrada, na presença de Deus, através de seu Filho Jesus Cristo.

Os medos do Apóstolo Paulo e o oportunismo do pecado em lançar medo em nossos corações:

Paulo sofreu medo da própria Lei, achando que ela era um instrumento da morte, na verdade quem o queria atacar malignamente era o pecado até que o Apóstolo descobre a solução em:

Rm. 7. 7.ss: Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei…Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou… Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo (escravo). Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando (ansiedade de ser livre e fazer o bem) contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo (pensa Paulo: me levou à escravidão!) à lei do pecado, que está nos meus membros.Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? [Ansioso por libertar-se das guerras da lei do pecado – agora ele entende toda a sua ansiedade e medo de praticar o mal] Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado [SOLUCIONADO O PROBLEMA].

Este é o medo de perder o que já temos: vida livre do pecar e do pensamento vicioso, do "schematio mundi", transformados pela renovação de nosso entendimento pelo Espírito Santo.
Medo da morte:
"O medo de morrer impede-nos de viver!"

Hb.2.15: e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.

Mt.10.28: E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

Nascido desde o momento em que o homem se descobriu sem a oportunidade de não mais, comer da árvore da vida no Éden. Quando o homem encontra-se à beira de perder a vida ou ao saber de alguma doença que o pode levar à morte, ele procura de todas as maneiras uma solução para o seu caso.

Medo natural da Criação:

Como já dissemos ao homem foi dada autoridade para dominar a Criação, mas os medos do desconhecido tornou-se uma coisa notória na vida humana, pelos motivos aqui preconizados, pois até mesmo aquilo que deus criou para abençoar o homem, como os ventos que nos trazem o frescor e a conduzem a chuva em sua andança pelos quatro cantos do mundo, para que a terra frutifique, o mar que nos da alimento para muitos em toda a terra e serve de trabalho para nós, desperta com sua braveza o medo daquilo que o homem já não pode controlar.Só um homem, chamado Jesus pode vencer este medo que há em nós em relação as forças da criação.

Mt. 8. 26: Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.

Mas, até a autoridade de Jesus sobre a sua Criação trouxe temor ou medo aos seus discípulos, que vivenciavam todos os dias milagres após milagres.

Mc.4.41: Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Mt.14. 26: Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo.

Isto representa para nós que até os milagres, ou ação de Jesus sobre a sua Criação, ou o que Deus faz em nossa vida, pode se transformar em medo, medo daquilo que nos é sobrenatural, por isto, é necessário ter confiança real na nossa fé em Cristo uma vida de real conversão, o verdadeiro renascimento espiritual, para saber que Ele tem todo o Poder e nos delegou este poder, como novo homem espiritual, não mais adâmico, mas cristãos.

CONCLUSÃO:

Escondidos em Cristo estamos livre de todo o medo tal qual os heróis da fé de Hb. 11.33.ss: Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

E há uma vitória que nos é garantida pela fé em Cristo.

I Jo5. 4: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.5Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Rom 8:31: Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Fonte:

Bíblia Chamada

Dra. Anne Marie Lucille - A autora é pesquisadora em psico-pedagogia e escritora.

http://sitededicas.uol.com.br/integral_txt10.htm

Lição CPAD

Apontamentos do autor