22/07/2008 - 12h20

Uma das Bíblias mais antigas estréia na internet

da Reuters, em Berlim

Uma das cópias mais antigas da Bíblia, descoberta no século 19 no Egito, estará disponível na internet a partir desta quinta-feira (24). Serão colocadas na rede partes do "Codex Sinaiticus", que contém o Novo Testamento mais velho e completo.

Imagens em alta resolução do evangelho de Marcos, diversos livros do Velho Testamento e observações dos trabalhos feitos ao longo de séculos estarão no site www.codex-sinaiticus.net (ainda fora do ar), no primeiro passo para a publicação na rede do integral do manuscrito, até julho do ano que vem.

Ulrich Johannes Schneider, diretor da Biblioteca da Universidade de Leipzig, afirma que a publicação do Codex permitirá que qualquer um estude uma peça "fundamental" para os cristãos. Alguns textos estarão disponíveis com traduções em inglês e alemão.

Especialistas afirmam que o documento, datado de aproximadamente do ano 350, possa ser a cópia mais antiga conhecida da Bíblia, junto com o Codex Vaticanus, outra versão antiga da Bíblia.

Acredita-se que o "Codex Sinaiticus", escrito em grego arcaico, seja uma das 50 cópias das escrituras encomendadas pelo imperador romano Constantino depois que ele se converteu ao cristianismo.

O "Codex Sinaiticus" contém algumas passagens do Antigo Testamento e todas as do Novo Testamento. Ele foi escrito no mosteiro de Santa Catarina, perto do monte Sinai, no Egito.

O documento ficou no local até metade do século 19, quando um estudioso alemão, Constantin von Tischendorf, levou partes do manuscrito para a Alemanha e para a Rússia. O monastério considera que o Codex foi roubado.

A Bíblia agora está dividida em quatro partes. A maior delas está na Biblioteca Britânica, em Londres. As outras estão na biblioteca da Universidade de Leipzig (Alemanha), na biblioteca nacional da Rússia, em São Petersburgo e no próprio monastério.