Na clonagem, humanos brincam de ser Deus, dizem bispos metodistas

Enfatizando que a vida é dom de Deus, o colégio de bispos da Igreja Metodista declarou, em documento, que a legalização do aborto é uma aberração, uma espécie de infanticídio, e que usar células para reproduzir vida para salvar outra, o que a clonagem possibilita, "é algo que se assemelha a brincar de ser Deus".

O Colégio Episcopal posicionou-se contra a pesquisa com células-troncos embrionárias, aprovada no final de maio pelo Supremo Tribunal Federal, por "desconfiar que a ambição humana não tem fim e pode usar tal pesquisa para fins escusos". Já que a lei está aprovada, os bispos conclamam o governo para que zele pela bioética e seus princípios de autonomia, beneficência e justiça.

O documento ressalta que se trata da reflexão dos bispos a respeito dos aspectos profundos da vida e dignidade humana, sobre os quais eles procuraram contribuir para que a sociedade tenha discernimento e clareza diante dos desafios que a ciência impõe.

Os bispos entendem que descriminalizar - não considerar crime - o aborto não ataca a origem de muitas situações que a mulher se vê impelida a praticá-lo. "O aborto não pode ser resolução para a mulher que não se vê em condições de ter uma criança e criá-la. Esta atitude favorece o status quo de sistemas injustos, que não priorizam vida digna às pessoas", apontam. Em caso de estupro, contudo, o aborto pode ser considerado se a gestante manifestar esse desejo, e em caso de anencefalia os bispos não consideram que se trate, então, de um aborto, "mas muito mais uma antecipação terapêutica do parto".A Igreja Metodista entende que os organismos geneticamente modificados, ou transgênicos, trazem benefícios à humanidade, contudo os riscos são maiores. Se os transgênicos beneficiam a agricultura também trarão, a médio e curto prazo, malefícios, como o fim das sementes convencionais, uso cada vez mais agressivo de agrotóxicos, com riscos de contaminação de solo e águas.

Fonte: http://www.elnet.com.br/canais_interna.php?materia=4172 / www.crentes.net