Diretores do Google Brasil convocados para CPI da Pedofilia

Posted: 04 Apr 2008 08:51 AM CDT

Do G1:

A CPI da Pedofilia aprovou nesta quinta-feira (3) a convocação do diretor-geral do Google no Brasil, Alexandre Hohagen, e do diretor de comunicação, Félix Ximenes, para esclarecer as denúncias de veiculação de pedofilia no Orkut, que pertence à empresa.

Segundo o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), a intenção é "conscientizar o Google a cumprir as leis do Brasil". A convocação é com base em uma denúncia feita pela ONG SaferNet Brasil de que o Orkut traria mais de 3 mil páginas que trariam conteúdo de pedofilia.

Os diretores já haviam sido chamados antes pela comissão na condição de "convidados", mas não compareceram. Agora, a audiência foi marcada para a próxima quarta-feira (9), e os representantes do Google são obrigados a comparecer.

Malta afirma que, caso haja uma nova recusa dos diretores em depor, usará as prerrogativas da CPI para garantir o depoimento. "Não dá mais para eles recusarem. A CPI tem o poder de trazer [os diretores] debaixo de vara", afirmou. A expressão diz respeito ao eventual pedido de ajuda policial para localizar e trazer o convocado à comissão.

Colaboração: Cristiano Casagrande