Meditação: O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus. (Atos 5:4)

 

Pensamento: Não existem graus de honestidade.

 

Leitura: Atos 5:1-11.

 

Mensagem:

Honestidade Completa

 

            Pergunte aos amigos e às famílias de seis pessoas que foram soterradas no colapso de um túnel de metrô sobre honestidade completa. O resgate de seus entes queridos atrasou por horas, porque o empreiteiro não comunicou o desastre imediatamente às autoridades. Em vez disso, a companhia cercou o local e confiscou os telefones celulares. Isso não foi uma mentira declarada, mas foi uma operação de encobrir os fatos. Um ato desonesto que demonstrou negligência para com a vida.

            No livro de Atos, Deus nos deu um exemplo muito claro de como ele vê a desonestidade (4:32-5:11). Alguns cristãos haviam vendido suas propriedades e haviam compartilhado todos os lucros com a igreja. Ananias e Safira decidiram fazer o mesmo. Mas o casal reteve uma parte do dinheiro, apesar de declarar que tinham dado toda a quantidade. Esperavam ser elogiados, mas foram mortos em lugar disso.

            Será que a punição que receberam foi demasiado forte? Afinal, aquela "pequena" mentira não ameaçava a vida. Provérbios 25:14 nos adverte: "Como nuvens e ventos sem chuva é aquele que se gaba de presentes que não deu". O apóstolo Pedro perguntou a Ananias: "Como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo?" (Atos 5:3), acrescentando: "Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus" (v. 4).

            Se formos completamente honestos conosco mesmos, podemos também dizer que somos completamente honestos diante de Deus?

 

FONTE:

Albert Lee

Nosso Andar Diário

Ministério RBC