Fonte: BomDia Bauru - Notícias Cristãs

Smilingüido completa 28 anos e conquista pessoas de diferentes religiões com suas mensagens positivas de valorização da amizade

Nem parece, mas a formiga mais famosa do Brasil completa 28 anos. Nascido em Curitiba (PR), Smilingüido saiu do sul e hoje ganha a vida não só em território nacional como também em cerca de 30 países.
"O sucesso do personagem, como tudo na vida de uma formiga, é fruto de muito trabalho", conta Jaqueline Firzlass, diretora de arte da editora Luz e Vida, responsável pela concepção do Smilingüido e pelos seus produtos.

A formiguinha, diferentemente de outros persongens, possui algumas peculiaridades. Primeiro, ela agrada não apenas ao público infantil e, segundo, apesar de remeter a conteúdos religiosos, consegue alcançar pessoas de diferentes crenças. "Tão importante quanto o layout do personagem, são as mensagens que o acompanham", aponta Jaqueline. Davi Invernize da Rocha, 9 anos, concorda com a afirmação. Em entrevista ao BOM DIA, fez questão de frisar que, mais do que o desenho, o que mais gosta são das mensagens.

Há cerca de 150 produtos vinculados ao personagem. Luana Marques de Carvalho, 25, vendedora de uma livraria de produtos religiosos, conta que Smilingüido é procurado por todos os tipos de pessoas.
"Só não vende mais porque é uma linha que sai um pouco cara. A gente paga dois impostos, o de Curitiba a São Paulo e o de São Paulo ao Interior", reclama.

Outro termômetro do sucesso da formiguinha é o site do personagem (
www.smilinguido.com.br), que somente no ano passado recebeu 135 mil acessos. Voltado às crianças, o site traz jogos e área interativa com espaço para publicação de fotos e blogs.

Cerca de 20 empresas têm licenciamento para usar o personagem – como a Credeal, no segmento de materiais escolares, a Chocolates Garoto e a Aladdin, que desenvolve lancheiras e garrafas térmicas.
Smilingüido e sua turma mantêm parceria com a ONG Amazônia Para Sempre, que incentiva as "ações de formiguinha" na proteção da Floresta Amazônica.


Personagem ganha amigos
A formiguinha Smilingüido foi criada em 1980 por Márcia D'Haese e carlos Tadeu Grzybowski. "A intenção era desenvolver um projeto que levasse mensagens de esperança, fé e amor", destaca Jaqueline Firzlas, diretora de arte da editora Luz e Vida.

O fato de o personagem ser uma formiga não é à toa. "As formigas, por serem pequenas, simbolizam a pequenez dos seres humanos perante a grandeza de Deus", arremata a diretora de arte.

Em sua concepção, Smilingüido chegou a receber o nome de Zecão. "O novo nome veio de forma espontânea. Todos achavam o desenho um pouco esmilingüido [magrinho]", brinca.

A partir de 1989, a formiguinha passou a ser editada pela editora Luz e Vida. Ao longo dos seus 28 anos, Smilingüido foi ganhando também novos amiguinhos. Fazem parte da turma da formiguinha a Rainha Formosa, o mestre Formisã, Pildas, Faniquita, Forfo e Piriá.