Shimon Peres diz que "o povo está perdendo a fé na paz"

Fonte: EFE/G1

Jerusalém, 17 fev - O presidente de Israel, Shimon Peres, reconheceu hoje que "o povo está perdendo a fé na paz", porque no Oriente Médio "todos falam, mas ninguém atua" para acabar com o conflito.

"O modus operandi no Oriente Médio consiste principalmente em fazer grandes declarações, mas sem pôr nada em andamento", disse Peres ao ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, que se encontra em visita oficial em Israel e nos territórios palestinos.

O presidente advertiu, no início da reunião, que a janela de oportunidades para a paz está se estreitando cada vez mais, segundo um comunicado do Escritório da Presidência de Israel.

"Só uma mudança substancial. A criação de milhares de postos de trabalho e a melhora das condições de vida na Cisjordânia fortalecerão Abu Mazen (apelido de Mahmoud Abbas) e o setor moderado, que se opõe ao terrorismo", afirmou Peres.
Kouchner expressou a Peres a frustração e a falta de esperança que reinam entre os palestinos quanto à possibilidade de contar com um Estado independente, um sentimento que qualificou de "perigoso".

O chefe da diplomacia francesa lamentou a falta de progresso nas negociações políticas entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) desde a realização da conferência de Annapolis.

Esta semana ocorrerá uma nova reunião entre o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, para tentar avançar no diálogo de paz iniciado em Annapolis, em novembro.