(Nº 5) 12 SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS E PRÁTICOS DO JEJUM
 
por Pr. GEziel Gomes

Tamanho do Texto: (+) Aumentar | (-) Diminuir


1. Jejuar significa deixar de lado os alimentos concedidos por Deus, por uma razão muito especial.
2. O Jejum envolve o dominio sobre o apetite de comer, que pertence ao corpo.
3. O Jejum tambem envolve a alma. Quando jejuamos, nossa alma diz para o nosso corpo que o alimento não é a coisa mais importante. " Também isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos"Lv 16.29
4. O Jejum significa ainda uma auto-negação, um tipo de sacrificio. "Congregaram-se, pois, em Mizpá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia, e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgava os filhos de Israel em Mizpá." I Sm 7.6
5. Jejum é um ato de consagração, uma forma particular de servirmos a Deus, Lc 2.37b. Joel 1.12. Quando jejuamos estamos dizendo a Deus que O buscamos de todo o coração.
6. Quando jejuamos afastamos de diante de nós alguns obstáculos à nossa mais perfeita comunhão com o Senhor, tais como a seleção de alimentos, a preocupação com horário e locais de refeição, energia despendida no processos de digestão, etc. etc.
7. Jejuar é um ato de humildade, Sl 35.13. Ele nos conduz mais facilmente a uma plena dependencia do Senhor. Veja Joel 1.8-14: "8. Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.9 Está cortada da casa do Senhor a oferta de cereais e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.10 O campo está assolado, e a terra chora; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta.11 Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.12 A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira e a macieira, sim, todas as árvores do campo se secaram; e a alegria esmoreceu entre os filhos dos homens.13 Cingi-vos de saco e lamentai-vos, sacerdotes; uivai, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque foi cortada da casa do vosso Deus a oferta de cereais e a libação.14 Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores da terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao . Senhor. 8. O Jejum funciona como arma espiritual no combate a demonios: "Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração e jejum" , Mc 9.29.
9. O ato de jejuar conta com a simpatia e a bencao de Deus. Jesus prometeu abençoar e recompensar os que jejuam, Mt 6.17,18
10. O Jejum é uma pratica de obediência. Veio de Deus a ordem para Israel se arrepender e jejuar, Jl 1.14; 2.12,15.
11. O Jejum oferece sensivel ajuda ao crescimento espiritual Jesus disse que Seus discípulos deveriam jejuar, " Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.". Mt 9.14-15.
12. O Jejum é mencionado como elemento de ajuda em nossa vitória sobre a carne e um fator de disciplina pessoal. I Sm 7."Congregaram-se, pois, em Mizpá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia, e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgava os filhos de Israel em Mizpá".