Aprendendo a confiar em Deus

Isaias 30:1-5

Há situações que fogem do nosso controle e entendimento. Quando andamos com Deus nada acontece por acaso e, a seu tempo, tudo é revelado. Por exemplo, uma noite em que estava em comunhão com o Senhor, lhe perguntei o porquê deste período no banco de reserva, devido ao sofrimento com a dor causada pelas pedras nos rins. E Deus me disse: "Você precisa confiar mais". Às vezes, a nossa confiança não tem sido como Deus espera. Nos dias de hoje, as atividades em nossa vida são tão intensas que deixamos de confiar em Deus ou não confiamos como deveríamos.

Isaías era um profeta — aquele que anuncia uma palavra de Deus. Isaías 30 traz uma profecia que começa com uma palavra significativa: "Ai". É um ai de Deus. Conselho: nunca queira ouvir um "Ai" de Deus. A palavra "ai" vem do hebraico e significa dor e sofrimento profundo. O profeta disse que Deus falava "Ai" para os filhos que estavam rebeldes. Que pecados cometeram ao ponto de receber este rótulo de Deus? Rebeldia significa retrocesso, teimosia e desvio. Provavelmente o povo cometeu um erro clássico, que nós devemos cometer todos os dias.

A história fala que, por volta de 750 a.C., o povo de Deus era ameaçado pela Assíria e teria de executar um plano — estabelecer uma proteção contra este ataque. Fazer uma cobertura seria como que tecer uma teia em volta, uma barreira. O povo de Deus fez um pacto com faraó para ter cobertura, mas sem saber se esta era a vontade de Deus. Podemos nos perguntar: o que havia de mal nisso? O povo estava aflito ao ver que poderiam ser aniquilados e recorreram ao faraó, acreditando que, pela imensidão das terras egípcias, ele poderia dar esta cobertura diante dessa situação.

Não haveria nenhum erro, se esta fosse a vontade de Deus. Eles não buscaram saber e decidiram por si mesmos fazer esta aliança. E é óbvio que o plano falhou. "Pois, quanto ao Egito, vão e inútil é o seu auxílio; por isso, lhe chamei Gabarola que nada faz" - Isaías 30:7. Gabarola, no hebraico, significa aquele que nada faz (Raabe = dragão ou serpente que Deus destruiu na guerra no período da criação).

Alguns líderes foram separados para ir até o faraó para fazer a aliança. Mas para poder chegar até o Egito tinham de atravessar um território perigoso. Estes líderes levavam presentes, que na verdade seriam dados em vão. Fazendo isso, mostravam sua ingratidão a Deus. Hoje, vemos nossa cidade assolada por leviatã, entidade do mal que simboliza o caos e recebe toda adoração feita à iemanjá — pular onda, oferendas, rituais, velas — ou qualquer outra entidade relacionada à água. Toda aliança que não é feita em Deus é vã. Cuidado com a Gabarola!

Será que isso ainda acontece conosco? Sim! Porque todas as vezes que não cremos em Deus e agimos sem consultá-lo, isso acontece! Em poucas passagens da Bíblia, vemos Deus tão irado e entristecido com o povo. Muitas vezes nos sentimos ansiosos e, assim, tentamos resolver por nossa conta. Quando algo tira a paz do coração do cristão é porque ele está duvidando que Deus tenha o melhor. Sabemos que Ele quer nos abençoar e faz isso na hora que Ele quer. Nós cremos que Deus é verdadeiro e se não pudéssemos crer, não estaríamos na igreja. Na prática, não sabemos o que é confiar em Deus. O confiar e orar precisa ser completo com a "entrega".

Antes de agir, consulte a Deus porque só Ele conhece seu futuro. Se Ele não resolver, quem resolve? Uma oração pode resolver aquilo que é necessário. A graça e a presença de Deus nos transformam quando buscamos a sua vontade e a importância de estar naquilo que Ele quer. Primeiro Deus, depois os homens. Se não buscarmos a aprovação de Deus e fizermos aquilo que achamos estar certo, depois disso virá o "ai" de Deus.

Apesar de tudo parecer colaborar, pode não ser a vontade de Deus — deixamos a vontade carnal prevalecer. O fruto do Espírito que é derramado nas nossas vidas quando gastamos tempo com Deus, na hora da confusão, desaparece. Isaías 30:12-14 diz que se rejeitamos a palavra, abrimos uma brecha que nem dos cacos sobra algo que possa dar frutos. Não se faz nada com um vaso em cacos, ou, graças a Deus, ainda temos uma opção: "Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes" - Isaías 30:15. Você já se converteu?

Então agora sossegue, porque aí estará a tua força e salvação. Nada será impossível ao que crer e aprender a confiar.