Edir Macedo abre novo canal de TV e ataca monopólio da Globo

 
28 de Setembro de 2007 às 11:10:22
Apresentado apenas como empresário, o bispo e fundador da Igreja Universal, Edir Macedo, inaugurou nesta quinta-feira (27), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, o canal Record News, com críticas ao "monopólio" da concorrente Rede Globo. Em um discurso breve, mas irônico, Macedo desfiou indiretas à emissora concorrente. "Fomos injustiçados por um grupo de comunicação que mantém o monopólio da informação", afirmou Macedo. "Daí surgiu o nosso desejo de levar o fim desse monopólio e dar às pessoas o direito de se informarem por um outro canal de notícia e formarem opinião por si mesmas."

Exaltando a importância da "democratização da informação", o bispo fez questão de ressaltar que um dos motivos de orgulho para a nova emissora é o fato de que oferecerá com o novo canal de informação "de graça" aos brasileiros 24 horas por dia, um feito inédito no País. De uma platéia, formada por políticos, empresários, artistas e funcionários da Rede Record, Macedo arrancou aplausos.

A Record News é o primeiro canal em TV aberta dedicado exclusivamente à transmissão de notícias. Sua estréia ocorre exatos 54 anos após a inauguração da Rede Record. Canais similares, comandados pela Globo e pela TV Bandeirantes, como a Globonews e Bandnews, respectivamente, são transmitidos hoje apenas via TV a cabo. Daí a ênfase feita pelo bispo, que, pela primeira vez, passou à frente da grande concorrente.

Convidado de honra, Lula, ao lado de Macedo, apertou o botão que simbolicamente colocou a nova emissora no ar nesta quinta-feira, às 20 horas. Em São Paulo, a emissora será transmitida pelo canal 42 UHF, 20 na TVA digital e 93 na Net Digital.

O duelo com a concorrente foi a tônica dos demais discursos da noite. Lula e o governador de São Paulo, José Serra, que também acompanhou do palco a cerimônia de estréia do canal, foram só elogios à iniciativa do empresário. Mas em momento algum dos pronunciamentos fizeram qualquer referência ao proprietário.

"Estou certo de que todos os envolvidos na criação e operação da Record News tem a competência e dedicação necessárias para continuar trabalhando em prol do avanço e da maior democratização da comunicação do Brasil para levar aos brasileiros, de forma independente e equilibrada, informações e os debates mais relevantes para o presente e futuro da sociedade", disse Lula.

O presidente, além de participar do evento, concedeu entrevista exclusiva para o primeiro programa da Record News, exibida logo após a cerimônia. A segunda parte da entrevista será levada ao ar nesta sexta-feira à noite pela emissora, que custou à Rede Record US$ 7 milhões.

Serra destacou o caráter regionalizado da programação. "Essa nova emissora amplia a diversidade de opiniões. Uma das inovações é a regionalização da notícia."

Lula aproveitou o debate sobre a comunicação no País para reafirmar que seu governo defenderá sempre a liberdade de imprensa. "Hoje a imprensa conta com plena liberdade para exercer sua missão. A Constituição e as leis garantem a livre atuação. A essas garantias se somam o firme compromisso do governo de não permitir qualquer tipo de cerceamento ao exercício da liberdade de imprensa no nosso País"

O presidente encerrou seu rápido discurso com um trecho do Hino à Proclamação da República: "Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!".

Antes disso, Lula enalteceu a iniciativa dos donos da Record de contribuir para a democratização do acesso à comunicação por levar para a TV aberta algo que só havia antes nos canais por assinatura.

A emissora contará com uma equipe exclusiva de 150 jornalistas e mais 100 profissionais de produção/técnica (câmeras, editores, diretores de arte e outros). Os mil jornalistas da TV Record em todo o Brasil também estão inseridos na produção jornalística.

Fonte: Reporter Diário ; Gospel +