sexta-feira, 24 de agosto de 2007

GIZMO - Ligações gratuitas para telefones fixos no Brasil

GIZMO - Ligações gratuitas para telefones fixos no Brasil

Colaboração: River de Morais e Silva

O serviço telefônico tem experimentado uma evolução surpreendente em especial na última década, no Brasil, notavelmente ocorreu a popularização do serviço de telefonia tanto fixa quanto móvel. No mundo, com a evolução da internet conheceu-se um novo modelo de comunicação: A voz sobre IP.

A voz sobre IP é a técnica de transformação da voz em pacotes IP capazes de trafegar pela rede de dados, inclusive a internet. Apesar do fato da tecnologia não ser nova, apenas recentemente intensificou-se o desenvolvimento de programas que permitem de forma simplificada utilizar um computador doméstico para isso.

O grande boom da transmissão de voz sobre ip deu-se com o advento do programa Skype, cujo marketing e o bom funcionamento rapidamente fizeram a base de usuários chegar aos milhões. O Skype além de permitir a conversação de PC para PC gratuitamente, ainda trouxe outros recursos como a possibilidade de ligação de um computador para um telefone na rede convencional e vice-versa, entretanto estas funcionalidades apenas foram disponibilizadas para serem utilizadas mediante a compra de créditos.

Um inconveniente do Skype é o padrão de transmissão de voz, que é proprietário e não permite a comunicação com outros programas preexistentes ou Telefones via IP, como os do padrão SIP e H.323. Nos Estados Unidos, por exemplo, o padrão SIP é largamente utilizado na rede de telefonia, permitindo que a comunicação entre telefones SIP ocorra sem ônus.

Após o aparecimento do Skype vários outros programas de voz sobre IP passaram a disponibilizar o recurso de ligação para a telefonia convencional no Brasil, mediante a compra de créditos, no entanto na esmagadora maioria a tarifa era superior as praticadas pelo Skype.

Há nesse momento porém no mercado um software capaz de concorrer a altura do Skype: o Gizmo.

Possuindo tarifas praticamente iguais as do Skype, recursos bem semelhantes, utilizando o padrão aberto de telefonia SIP e adotando uma estratégia de marketing incrivelmente agressiva, o Gizmo está conquistando cada vez mais usuários.

O que você acha de poder falar gratuitamente no telefone fixo de um contato seu que não esteja on-line no momento? Pois é, é esta a arma que o Gizmo tem utilizado para ganhar os usuários de outros sistemas similares.

No momento esta estratégia tem sido adotada em aproximadamente 60 países, e o Brasil é um deles.

Para poder utilizar este recurso basta baixar o programa do site http://www.gizmoproject.com/ e ao instalá-lo criar um usuário para você. Depois preencha suas informações pessoais (Account -> My Profile) informando o seu número de telefone fixo e celular (Obs: por enquanto, as ligações para celular no Brasil não são gratuitas, só as fixas). Qualquer outro usuário do Gizmo que queria discar para seu número fixo pode simplesmente clicar com o botão auxiliar sobre o seu nome na lista de contatos e ao ver seu perfil (View Profile), clicar sobre o seu número de telefone fixo, e pronto, o programa realizará gratuitamente a ligação para o número.

Quanto mais pessoas do seu convívio utilizarem o serviço maior será então o número de pessoas com as quais você poderá falar de graça, basta agora divulgar :-) O Gizmo está disponível para Windows, MAC e claro LINUX, apesar de não ser livre.

0 bereianos:

Postar um comentário