Carta falsa de Zé Roberto circula na internet

por O Verbo - Publicada em 03/07/2007

 



O meia Zé Roberto mostrou indignação diante de uma carta que circula pela internet em seu nome. A carta, inclusive, foi publicada também em O Verbo

O texto apresenta as supostas razões que levaram o jogador a deixar o Santos para retornar ao Bayern de Munique, da Alemanha, e faz duras críticas ao Brasil. O atleta desmente as informações.

Leia alguns trechos da carta: "Infelizmente este país não faz mais parte de mim. Por muitos anos vivi com minha família na Alemanha e me identifiquei completamente com o país. A despeito de certos intolerantes e racistas, que são minoria, minha família se integrou totalmente ao modo de vida alemão. Minhas filhas mal falam português e são totalmente fluentes em alemão".

O texto também diz que a preocupação de Zé Roberto com a violência e uma possível dificuldade de adapatação da família são os problemas para a permanência do atleta no futebol brasileiro.

"A tentativa foi em vão. Muito embora tenhamos ficado em uma cidade muito acima da média do padrão de vida brasileiro, os males que a assolam me parecem regra. Não nos era permitido andar sem seguranças; minhas filhas não podiam em hipótese alguma passear ou brincar na rua; ir à praia que fica a menos de 100m de nosso apartamento também era contra a recomendação do que nos passavam os seguranças e companheiros de clube. Minhas filhas devem ter detestado o Brasil. Foi com muita alegria que receberam a notícia de que voltaríamos à Alemanha".

A falsa carta é concluída da seguinte forma:

"Por todos estes motivos, levo minha família de volta à Europa. Pelo meu sucesso e também pelas nossas escolhas, o Brasil se tornou um suplício para aqueles a quem mais amo. Batalhei a vida inteira para sair da pobreza e ter sucesso profissional. Acima de tudo isto, sempre busquei construir uma família feliz e correta. Hoje, a felicidade de minha família tem como pré-requisito afastá-las do Brasil. Por isto que, ainda que com tristeza, faço o melhor para elas".

Informada pela reportagem do GLOBOESPOETE.COM, a assessoria de imprensa entrou em contato com o jogador e divulgou uma nota de esclarecimento sobre o assunto.

- Está circulando pela internet, uma carta "falsa" assinada pelo Zé Roberto. Ele não escreveu, não concorda com muita coisa que está escrito na carta, e nela estão alguns fatos mentirosos relacionados à sua família - informa o jogador, por meio da assessoria de imprensa.

Entre as informações falsas, está o endereço de Zé Roberto. Segundo a assessoria de imprensa, durante a passagem pelo Santos, o apoiador morou na cidade de São Paulo. Portanto, distante da praia.

"Eu vejo diversas palavras escritas (na carta), vejo meu nome, mas não vejo minha assinatura. Não escrevi essa carta", afirmou o meia, que irá se apresentar nessa semana ao Bayern de Munique.

Em um dos trechos da carta, chegou a ser apontado que as filhas de Zé Roberto não podiam sair nem para brincar na praia, que ficaria a 100m da casa do jogador. E que, além disso, elas teriam a sorte de não entender português para saber a real situação do país.

"Meus filhos sequer viviam em Santos. Além disso, o mais velho, que tem sete anos, foi alfabetizado em português e fala a língua fluentemente", disse.

Fonte: Globo Esporte / Terra / Links de Jesus

Reportagem por
O Verbo