Ministério com Surdos Ephatá

A Bíblia nos relata, no Evangelho de Marcos (7.31-37), a passagem da cura de um surdo e um gago. Assim está escrito:"Trouxeram até Jesus um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. Jesus, pois, tirou-o de entre a multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe na língua; e erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse-lhe: 'Efatá'; isto é 'Abre-te'. E abriram-se-lhe os ouvidos, a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente. As pessoas maravilharam-se dizendo: 'Tudo tem feito bem; faz até os surdos ouvir e os mudos falar'."

Este texto da Palavra de Deus nos mostra a preocupação do Senhor Jesus com os surdos. Desde Êxodo 4.11-12, o Senhor já se preocupava com eles e com os "surdos-mudos" – um grupo de pessoas que existia desde o início da história da humanidade. Isso nos mostra, também, que havia uma linguagem de sinais entre os surdos, uma vez que esta é uma linguagem natural deles, que nasce da necessidade de se comunicarem.

Jesus gastou tempo com os surdos e lhes dispensou especial amor. Comunicou-se com eles e, ainda, lhes ministrou a cura (Mt 11.5; Mc 7.32-37). Jesus também nos ensinou: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16.15). Com certeza os surdos estavam incluídos neste grupo, porque eles também são criaturas de Deus. Jesus os tratava de forma tão especial e diferenciada que o "tirou-o à parte de entre a multidão" (Mc 7.33), para ministra-lhe a cura.

Assim como diz a Palavra, Jesus deu-lhes um tratamento especial. O amor ágape, o amor superior de Jesus, não discrimina pela função, mas valoriza a pessoa por sua dignidade conferida por Deus, não vendo mais a surdez como uma deficiência propriamente dita, mas como um "diferencial". O amor ágape não vê o surdo como um indivíduo doente, como uma orelha ou um aparelho fonador a ser salvo por fonoaudiólogos, reabilitadores etc..., mas como um indivíduo a ser amado e aceito por nós, a ser trabalhado, respeitando seu próprio conteúdo interior e cultura.

"Abre-te", Lagoinha!

A Igreja Batista da Lagoinha "abriu o seu coração" para o trabalho com os surdos há 15 anos. O Ministério nasceu em 1992, por iniciativa de um pequeno grupo de membros da igreja, com o apoio dos pastores: Márcio Valadão e Jonas Neves. O grupo abraçou a visão do trabalho com surdos, trazida por uma missionária de "Jovens com uma Missão" (JOCUM), e logo se iniciaram as visitas a entidades e casas. Os obreiros aprenderam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e, em pouco tempo, estavam interpretando os cultos.

O nome do Ministério, "Ephatá" (baseado no texto de Marcos 7.31-37), é de origem aramaica e significa "sê aberto" – transliterado para o grego significa "abre-te". Porém, o grupo optou pela escrita com "ph", ficando o nome do Ministério – "Ephatá".

Atualmente, a liderança é composta pelo pastor Cláudio Márcio de Souza Boaventura (líder do Ministério), por Núbia Nogueira Césari Aguila (obreira / coordenadora ouvinte), Pastor  Rainer da Silva Nonato (Pastor surdo) e uma equipe de intérpretes e voluntários que, juntos, trabalham em prol da comunidade surda.

Vários obreiros já se formaram no Ministério e cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) têm sido ministrados em várias ocasiões. Pessoas que têm aprendido dentro das suas igrejas têm iniciado o ministério.

Uma das metas do "Ephatá" é conquistar os surdos para o Reino de Deus, pois eles vivem uma outra cultura e, por isso, precisam ser alcançados.

Ouvindo as mãos
A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam. A Língua de Sinais envolve movimentos que podem parecer sem sentido para muitos, mas que significam a possibilidade de organizar as idéias, estruturar o pensamento e manifestar o significado da vida para os surdos. Pensar sobre a surdez requer penetrar no mundo dos surdos e ouvir as mãos que com alguns movimentos nos dizem o que fazer para tornar possível o contato entre mundos envolvidos.

Não é fácil para o surdo, assim como não é fácil para os ouvintes, entenderem uma "cultura" diferente. Para que não seja estrangeiro na cultura do outro, é necessário que se aceitem mutuamente e se respeitem como pessoas dignas. Entretanto, o culto, a forma de buscar a Deus para o surdo, é diferente. Eles precisam de sua língua especial, a LIBRAS, que tem ritmo e vibração diferentes. A Igreja do Senhor precisa aceitar essas diferenças. Os surdos são bilíngües. Para trabalhar com surdos, é preciso, antes de qualquer coisa, aprender. É preciso entrar para a cultura, ir ao seu encontro, ouvir e entender seu silêncio, a sua língua, aceitá-lo e falar sua linguagem, afinal, Deus se fez "carne e habitou entre nós" para nos falar do seu amor.

Missão
- Levar a Palavra de Deus, por intermédio do "Programa Som da Alma", pela Rede Super de Televisão (canal 21UHF e 23 TV a cabo), de segunda à sexta-feira, às 7h da manhã com reprise às 12h.
- Cursos de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, a segunda língua do país de acordo com a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 regulamentada pelo Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005.
- SOS Surdos: assistência geral na interação social dos surdos com serviço gratuito de interpretações gerais como igrejas, hospitais, órgãos públicos e quaisquer lugares que se fizerem necessários.
- Implantação de ministérios com surdos.
- Células: adulto e infantil – desenvolver o caráter de Cristo na vida dos surdos.
Aconselhamento: assistência na área espiritual de acordo com os princípios cristãos.

Atividades
- Cursos de noivos, Adoção para surdos adultos e/ou infantil (preparação para o batismo), Escola de Líderes, Escola de Discípulos, acampamentos, retiros, Casados para Sempre, Palestras de consagração de filhos, tele-visitas, visitas, Encontros com Deus, Cultos em LIBRAS (todos os sábados, às 17h30, onde os surdos louvam, pregam e adoração ao Senhor), atendimento jurídico e fonoaudiólogo.
- Curso Teológico: há um espaço reservado no Seminário Teológico Carisma para o surdo que deseja se preparar para o pastoreio.   
- Atendimentos aos familiares para facilitar a comunicação com os surdos.

O Ministério com Surdos Ephatá tem sua sede à rua Rio de Janeiro, 441 – 3º andar, na conhecida Praça Sete, Centro de Belo Horizonte / MG – Cep 30.060-040.

Telefone: (31) 3270-8620 / 3272-2206 (tele-fax)Site: ephata.lagoinha.org.br / phatadeaf@bol.com.br / ephatasurdos@hotmail.com.

Redação Lagoinha.com