"O Livro de Jó" será encenado no Mato Grosso


MATO GROSSO - Estréia sábado (16) a nova produção do Teatro Cena Onze, "O Livro de Jó", baseada no episódio bíblico do confronto de Jó com Deus.

A peça foi escrita pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu, especialmente para o Teatro da Vertigem (São Paulo), a pedido do diretor Antônio Araújo, e foi montado no ano de 1995 tendo como local o abandonado Hospital Humberto I, em São Paulo. A montagem cuiabana será realizada no prédio do antigo Seminário da Conceição.

Conta a Bíblia que Deus apontava Jó como exemplo de fé, quando o Demônio, discordando, afirmou que se Jó perdesse sua família, bens, e até a própria saúde, certamente abandonaria sua fé. Então, Deus aceitando o desafio, tirou de Jó tudo o que ele possuía, desencadeando seu sofrimento. O espetáculo traz o mito bíblico para a contemporaneidade. Os Narradores: Mestre e Contra-Mestre (Deus e o Demônio) são duas crianças.

A inabalável crença de Jó no poder da Providência é desafiada por uma série de figuras que cruzam seu caminho, levando a personagem a interrogar-se sobre os fundamentos de sua crença e fidelidade a seu culto. Acometido por uma praga - metáfora não fortuita da AIDS - Jó enfrenta o percurso de um paciente terminal, atingindo a redenção por meio da morte.

Em "O Livro de Jó", o Cena Onze optou por seguir a montagem semelhante ao da Vertigem, num cenário que leva o público a identificar a dor, através da: imagem, odor, audição, tato e gosto. Nada melhor do que o histórico Prédio do Seminário, onde Jó peregrinará em busca de respostas, inconformado com as pseudo-informações sobre Deus e a Vida. Os salões do antigo Seminário foram transformados num Hospital (talvez público), buscando fazer uma relação com o Mundo.

Segundo Flávio Ferreira, diretor do Cena Onze, é um grande aprendizado montar um texto desse porte. Ele conta que o grupo começou a estudar o texto no fim do ano passado. Para a preparação do elenco, eles realizaram várias leituras sobre religiosidade e tiveram orientadores de várias religiões em oficinas realizadas nos ensaios. "O Cena Onze é a segunda companhia do Brasil a ser autorizada a montar a Trilogia Bíblica. Isso é muito positivo para Mato Grosso" ressalta Flávio. Para ele, a confiança de Antônio Araújo, detentor dos direitos, no trabalho do grupo se deve principalmente à história do grupo e do teatro no estado.

Na produção do espetáculo, Flávio Ferreira e Sarah Monarcos assinam a concepção cênica. Os cenários são de Graciele Girardello, Luciano Antunes e Janaína Borges. A luz é de Sergio Freitas, com execução de Luiz Figueredo. Os Figurinos são de Jane Klitzke. O Coral Mato Grosso realizou a trilha sonora e Sonia Mazetto foi a preparadora vocal do elenco.

Da parceria com o Teatro da Vertigem, o grupo estreou "O Paraíso Perdido", apresentado na Igreja do Bom Despacho, em 2006. A Trilogia Bíblica é composta pelas peças "O Paraíso Perdido", "O Livro de Jó" e "Apocalipse 1,11".

Serviço

"O Livro de Jó" estréia em 16 de junho (sábado), às 20h, no prédio do Seminário da Conceição, ao lado da Igreja do Bom Despacho. A temporada vai até dia 2 de setembro, sempre aos sábados e domingos, às 20h. Outras informações pelos telefones 8119-4285, 9227-2123, ou pelo site www.cenaonze.com.br.

Fonte: 24 Horas News/ Gospel +