Ondas do avivamento

Leia em casa o livro de Neemias

Uma das grandes ênfases na Igreja nos últimos anos tem sido o despertar para o avivamento. Pessoalmente, consigo sentir que esse mover se aproxima. Sei que está perto e que a nossa geração está incluída nos planos de Deus para viver isso. Mas, porque esse avivamento é tão importante? O que é esse avivamento? Como ele acontece? Porque temos que desejá-lo?

O avivamento é uma concentração da glória e da presença de Deus na Terra. A história nos mostra alguns momentos onde essa presença se manifestou e o tão buscado avivamento aconteceu. 

Um grande avivamento tem a capacidade de impactar e transformar, não apenas algumas vidas, mas sim bairros, cidades e uma nação. E esse é o projeto do Senhor nosso Deus para o Brasil! Se esse avivamento está por vir, por que é que esse avivamento ainda não aconteceu? O que está faltando? Quanto tempo ainda vamos ter que esperar para ver cegos enxergando, coxos andando e outros milagres? Para uma semente germinar precisa de luz, calor, água e condições adequadas. O histórico dos avivamentos conta que o fogo de Deus sempre desce onde encontra madeira seca pronta para ser queimada. O fogo só desce onde Ele encontra material inflamável, ou seja , Ele vem onde é desejado!

Percebo que um ciclo que sempre tem acontecido: o povo de Deus começa a ser abençoado, se esfria, esquece de Deus e por causa desse afastamento torna-se  escravo novamente. Daí quando se desespera, chora,  clama, o Senhor manda o avivamento, transforma a condição, começa a abençoar... e quando está abençoado ...

O desafio é se manter fiel a Deus e manter o desespero por Deus, independente da situação!

Na trajetória do povo de Deus, vemos o momento que eles tinham sido libertos do cativeiro. Eles retomaram a sua cidade, reconstruíram o templo e as muralhas de Jerusalém. Nesse momento, começa uma reforma espiritual, pois o  povo estava distante da vontade do Pai. Deus levantou alguns líderes que serviram como a voz de Deus, eram agentes de exortação (Esdras, Neemias, entre outros).

Em Neemias no capítulo 8, temos o registro de uma grande reunião no início do mês onde o povo de Deus começa a se reunir para ouvir a Deus. Todos os grandes avivamentos começaram com a Palavra de Deus. A leitura, a meditação na Palavra produz quebrantamento, arrependimento, sede e desejo da presença de Deus. Leva a uma reparação e o resultado disso é a restauração, no caso desse texto, a restauração de uma nação.  No capitulo 9, diz que no dia 24 desse mês eles estavam terminando essa reunião, ou seja, foi um culto que durou 24 dias! Orando buscando a Deus, jejuando e mergulhando na revelação de Deus. 

Algumas atitudes descritas nessa passagem de Neemias nos encorajam a buscar posicionamentos diferentes.

1. Quebrantamento. Temos dificuldades de lidar com o ego e começamos a achar que somos mais do que realmente somos. A proposta é: se dispam de si mesmos! Se despojem do orgulho e quebrante-se na presença do Senhor. Corra para os braços do Pai! Quebrantamento começa com coração contrito, espírito quebrantado e jejum e pano de saco! Siga o exemplo descrito em Neemias.

2. Confissão de pecados. O relacionamento com Deus ia bem, mas algo mudou, não o escuta a voz do Pai com a mesma freqüência; tem dificuldade para preparar pregação; não tem mais revelação do Senhor e, mesmo atuando na obra, está distante de Deus. Não foi de repente, foi pecando e acumulando pecados. Fique atendo: isso fere seu relacionamento com Deus. Você acha que está tudo bem, mas não está tudo bem. Aquele povo começa a confessar até o pecado que não fizeram! Eu não quero nada com o inferno, não quero ter nada oculto. Queremos receber seu perdão e começar do zero. Quem se quebranta confessa!

3. Meditação da Palavra e adoração. Quando você lê a Bíblia, ela começa a penetrar a tua alma, a discernir suas intenções e motivações. A Bíblia fala que Deus quer os adoradores em Espírito e em verdade, assim podemos entender que existem adoradores que adoram na carne e em mentira. Não seja um desses. Medite na Palavra do Senhor e faça da adoração uma prática diária. São importantes ferramentas para que o avivamento aconteça na sua vida.

Lembre-se, a onda do avivamento está chegando! A onda do Senhor nosso Deus vai invadir a Igreja, sua vida, a cidade, a nação! Não fique de fora dessa busca por mais de Deus!

Medite na mensagem desse sermão na sua casa. Faça as anotações, tire suas dúvidas com o líder da sua célula e busque no Senhor as condições para que as ondas do avivamento estejam contigo.

Apóstolo Rina